Valter Guedes

Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar?

Constelação Familiar é uma técnica que busca os desequilíbrios ocultos em um sistema familiar, e através de movimentos sistêmicos, permite a ressignificação das feridas emocionais originadas nesse sistema.

Os bloqueios que se originam em um sistema familiar se desdobram em bloqueios subconscientes para os membros da família. Na prática estes bloqueios se manifestam como impasses, estagnação, tristeza e problemas diversos na vida das pessoas.

As constelações não tem relação com nenhuma religião e todas as pessoas podem fazer e receber seus benefícios.

Com a constelação você terá um olhar mais amplo perante você mesma, perante a as pessoas da sua família e perante a vida em geral.

É uma ferramenta de limpeza e paz interior!

Para quem é indicado*?

A Constelação não possui contraindicação, porém é muito indicada para as pessoas que:

  • Vivenciam problemas de relacionamentos;
  • Sentem que por mais que façam, a vida não anda para a frente;
  • Se sentem presas em problemas que não enxergam solução;
  • Possuem bloqueios financeiros, amorosos e profissionais, entre outros;
  • Possuem hábitos que não conseguem se livrar;
  • Se sentem presas a alguma questão do passado e acham difícil seguir em frente;
  • Possuem problemas ligados aos antepassados ou parentes;
  • Sofrem com impasses jurídicos ou de reconciliação com outras pessoas;
  • Têm dificuldades de estar em paz em determinados ambientes ou com pessoas sem motivo aparente;
  • São ansiosas ou têm um quadro leve de depressão / crises de pânico / ansiedade;
  • Estão com problemas financeiros, de relacionamento, na família, com o próprio corpo, com a idade, etc.;​


*Vale lembrar que como uma terapia integrativa, a constelação não substitui tratamento médico ou psicológico. É um grande complemento que irá ajudar as pessoas em suas questões de natureza física, energética, emocional e mental, mas jamais deve ser considerado um remédio ou uma alternativa à medicina tradicional.

Como funciona a sessão?

A sessão de Constelação pode ser individual ou em grupo:

Sessão individual:
A sessão inicia-se com uma breve conversa, onde o cliente relata sua queixa e o objetivo desejado com a sessão.

Então o terapeuta e o cliente escolhem elementos para atuar como representantes daquele sistema (ex: pessoas, lugares, objetos ou energias associadas às questões que o cliente trouxe) . Estes elementos podem ser bonecos, almofadas, objetos de qualquer natureza. A ideia é que eles simbolizem aqueles elementos do sistema do cliente.

Na sequência os representantes são dispostos em um campo em comum e é observada a dinâmica de interação entre eles. O simbolismo dos representantes é percebido através de sensações percebidas pelo cliente e pelo terapeuta, mas que são interpretadas pelo terapeuta.

Através do rearranjo destes elementos no sistema e de falas conduzidas pelo terapeuta, as questões mentais ou energéticas que o cliente carregava consigo passam a ser ressignificadas.

Sessão em grupo:

A sessão inicia-se com uma breve conversa, onde o cliente relata sua queixa e o objetivo desejado com a sessão.

A dinâmica é exatamente a mesma, porém os representantes passam a ser as pessoas presentes no grupo. A vantagem neste caso é que os representantes podem manifestar suas percepções por linguagem verbal ou não-verbal, enriquecendo as dinâmicas entre os elementos do sistema.

O processo de interpretação e ressignificação é exatamente o mesmo, porém aqui os membros do grupo podem externar os movimentos de resolução (falas, abraços, reverências, etc.).

A duração pode variar muito, dependendo da complexidade da questão trazida. Não é possível determinar, pois nunca se sabe quais os elementos que serão percebidos dentro de cada sistema.

A expectativa é que cada constelação dure de 20min a 2h.

Fiz uma sessão. Preciso fazer quantas depois?

A constelação é uma técnica muito profunda do ponto de vista emocional / mental e muito intensa do ponto de vista energético.

Não é algo que deve ser feito muitas vezes ao longo da vida, e os temas levados também não devem ser extensamente repetidos.

Por esse motivo sempre indicamos que a pessoa faça pelo menos uma sessão de acompanhamento pós-constelação, e que só volte a constelar três meses após a constelação anterior.

Cada sessão é uma oportunidade para ficar mais e mais leve, e se conhecer mais e melhor. É um presente que você dá a si mesma (o).

Os melhores resultados vêm com paciência e com a nova postura que a tomada de consciência da constelação proporciona.

Agende a sua sessão!